Reza a lenda que o café foi descoberto por um pastor de cabras etíope que notou que seu rebanho ficava muito alegre depois de comer as frutinhas avermelhadas
O Café e a Lenda Etíope
Não existem registros oficiais sobre a origem do café. Sabe-se, entretanto, que se trata de uma planta nativa das regiões altas da Etiópia (Cafa e Enária).
Segundo uma das lendas, foi um pastor etíope, denominado Kaldi, quem percebeu que havia algo diferente nas plantas da região.
Ele notou que seu rebanho ficava muito alegre depois de comer as frutinhas avermelhadas de uma determinada árvore. Suas cabras ficavam mais ativas e alegres, conseguindo percorrer quilômetros.
Ele resolveu experimentá-las também, e descobriu o poder estimulante do café.
Provérbio etíope: “Buna dabo naw” que significa “Café é o nosso pão!”.
Intrigado, Kaldi levou a informação para um monge, que utilizou os frutos na forma de infusão para, assim, conseguir absorver as capacidades estimulantes dos grãos. Tal prática se espalhou rapidamente pela cidade e a bebida ficou cada vez mais procurada.
Há, ainda uma outra vertente da história, que diz que o monge se assustou com o poder do grão e o jogou no fogo. Ao queimar, o aroma de café foi liberado, e o cheiro convenceu o monge a preparar a bebida.
Não sabemos com certeza como o café foi descoberto, mas que bom que foi!